Pular para o conteúdo principal

Dicas de como lidar com os principais desconfortos da gravidez

Não é porque a gestação é um evento sublime na vida do casal, especialmente da mulher, que está isenta de desconfortos. Claro que a presença deles não são uma regra, mas são comuns. Quem nunca sentiu na pele ou não presenciou uma gestante se queixar de azia, enjôos, constipação (prisão de ventre), cãimbras, cólicas, dores nas costas, falta de ar, inchaço nas mãos e tornozelos, hemorróidas, aumento da frequência urinária,  incontinência urinária, inflamação das gengivas, sono/cansaço??? 

São várias as alternativas que contribuem para minimizar ou prevenir os desconfortos gestacionais: homeopatia, acupuntura, fitoterapia, massagem, shiatsu, pilates... O ideal é que a grávida procure um profissional apto a avaliá-la e ajudá-la na escolha da melhor terapia. Mas nada impede que dicas práticas cheguem ao conhecimento das futuras mamães.

Azia
Trata-se da sensação de queimação na altura do peito acompanhada ou não de regurgitação. É comum no começo da gravidez e por volta do 5º mês. 
Causas: diminuição dos movimentos do estômago e do intestino, que pode levar ao retorno desse alimento, irritando as paredes do esôfago. Além do crescimento uterino que empurra o estômago para cima, o que favorece o refluxo.
Dica: Coma em pouca quantidade por mais vezes durante o dia, e caminhe um pouco após as principais refeiçoes.

Enjôos
Aproximadade 50% das grávidas vivenciam esse desconforto que é mais comum nos primeiros 3 meses da gestação.
Causa: alteração hormonal que interfere no funcionamento da glândula supra-renal e do fígado.
Dica: Evite ficar de estômago vazio por muito tempo. Dê preferência aos alimentos gelados e salgados ao invés dos quentes e doces. Mantenha-se longe de cheiros fortes como fritura, cigarro. Chupar gelo alivia, algumas grávidas preferem o picolé de limão. 

Constipação
Pode estar presente durante quase toda a gestação, inclusive com a presença de dor na porção inferior do abdômen.
Causas: a dilatação do útero diminui os movimentos intestinais. E a retenção das fezes provoca a formação de gazes, causando dor.
Dica: Evite alimentos que fermentam. Aumente o consumo de fibras (cereais, germe de trigo, aveia) e água. Consuma laxantes naturais como mamão, ameixa e laranja.

Cãimbras
Trata-se de um enrijecimento muscular acompanhado de dor, comuns na coxa, panturrilha e pé. Mais prováveis entre o 6º e o 8º mês.
Causas: distúrbios circulatórios, carência de cálcio e potássio.
Dicas: como prevenção pratique exercícios físicos para ativar a circulação. Durante a cãimbra massageio o local.

Cólicas
Dores fortes no abdômen. Normais no começo e no final da gestação.
Causa: crescimento e distensão do útero.
Dica: repouse! Caso a dor persista e ou seja muito intensa comunique seu obstetra.

Dores nas costas
Mais comuns na região lombar (parte inferior da coluna). Presentes durante toda a gestação, agravam-se depois do 7º mês.
Causa: mudança no centro de equilíbrio do corpo. Há um aumento das curvaturas da coluna devido o crescimento da barriga.
Dica: use almofadas como apoio tanto na posição deitada como sentada. Procure posturas que aliviem a dor.

Falta de ar
Falta de fôlego para praticar exercícios ou mesmo falar. Mais intensa a partir do 7º mês.
Causa: o útero comprime o músculo diafragma, dificultando a mecânica ventilatória (passagem do ar durante a inspiração e expiração).
Dicas: Faça exercícios respiratórios simples e descanse sempre que puder.

Inchaço nas mãos e tornozelos
Presentes durante toda a gravidez
Causas: retenção de líquido. Crescimento uterino que comprime a veia cava inferior, diminuindo o retorno do sangue venoso, favorecendo sua retenção nas pernas.
Dicas: diminua o sal. Evite ficar muito tempo de pé ou sentada e durma com as pernas um pouco mais elevadas que a cabeça.

Hemorróidas
Coceira, ardor e dor durante a evacuação. Surgem a partir do 3º mês.
Causa: dilatação das veias.
Dicas: Siga uma dieta rica em fibras, beba muita água e aplique compressa de gelo no local.

Aumento da frequência urinária
O aumento da frequência urinária surge logo no começo da gestação e permanece até o final. 
Causas: no começo da gestação ocorre devido a produção excessiva do hormônio HCG que acelera a filtragem de urina pelos rins. A partir do 4º mês, o motivo passa a ser o tamanho de útero que pressiona a bexiga, diminuindo sua capacidade de reter urina.
Dicas: Não adie a micção. E procure o obstetra ao sentir dor ou ardência, pois pode ser sinal de infecção urinária.

Incontinência urinária
Perda de urina.
Causas: modificação na pressão e volume da bexiga devido ao aumento do útero, associados à diminuição da força e da função da musculatura do assoalho pélvico, devido ação hormonal.
Dica: realize exercícios perineais isolados e associados a exercícios que envolve os músculos da pelve como ponte. Sempre que possível opte pela supervisão de um fisioterapeuta.

Inflamação das gengivas
Sangramento durante a escovação dos dentes que se inicia durante o 3º mês e continua até o final da gestação.
Causas: Demanda extra de cálcio e vitamina C, além da alteração no processo de coagulação, comum na gravidez.
Dica: redobre os cuidados com a higiene da boca.

Sono/cansaço
Vontade incontrolável de dormir mesmo durante o dia. Mais comum no começo e no final da gestação.
Causas: mudanças no metabolismo, produção intensa de progesterona. No final da gestação o cansaço aparece por causa do peso da barriga e devido as noites mal dormidas.
Dicas: descanse bastante. Prefira refeições leves e frequentes para manter a energia. E fique atenta a presença de anemia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é ânus imperfurado?

O ânus imperfurado é uma malformação congênita relativamente comum (incidência de 1:1500- 1:5000 nascidos-vivos). É decorrente da interrupção ou anormalidades no desenvolvimento embriológico do ânus, reto e trato urogenital. O seu diagnóstico no período pré-natal é raro e o percentual de óbito elevado. E é comum que a criança que nasce com ânus imperfurado apresente alguma anomalia adicional como anomalias vertebrais e atresia anal. Aquelas que sobrevivem a malformação devem ser submetidas a cirurgia de reconstrução anorretal após os 6 meses de idade.  Antes da cirurgia de reconstrução anorretal é realizado colostomia (abertura cirúrgica na região abdominal que conecta o intestino grosso com o meio externo para a eliminação das fezes). A colostomia será fechada quando a cirurgia de reconstrução anorretal for realizada e devidamente cicatrizada. As consequências mais prevalentes após a cirurgia de correção são incontinência fecal e constipação. O tratamento é geralmente lon

O que é Biofeedback Eletromiográfico?

O Biofeedback eletromiográfico é um recurso que utiliza a eletromiografia de superfície para dar ao paciente um “retorno” sobre a atividade do músculo que está sendo avaliado. A eletromiografia de superfície é uma técnica não invasiva utilizada para medir a atividade elétrica do músculo em repouso ou durante uma contração muscular. Para isso, conecta-se eletrodos na musculatura que se deseja capturar a atividade elétrica, um amplificador processará o sinal elétrico, e um decodificador permitirá a visualização gráfica e/ou audição. Essa visualização gráfica possibilita ao paciente entender melhor como o músculo avaliado está se comportando, melhorando inclusive a consciência da região avaliada. Os objetivos da técnica são determinar os níveis de controle muscular, a velocidade da resposta muscular, o grau de ativação de músculos acessórios, a resistência (endurance), a estabilidade basal e nível de tensão. No períneo, utiliza-se eletrodos autoadesivos na região de introito va

Urofluxometria

Urofluxometria é um exame que avalia se há algo errado com a fase de esvaziamento vesical. Para que isso seja possível, o paciente precisará urinar no mínimo 150 ml, após perceber a bexiga confortavelmente cheia. Essa micção é realizada em um simulador de vaso sanitário acoplado em um urofluxômetro (espécie de balança que gerará um gráfico a partir da pressão hidrostática da urina coleta em um frasco). Três dados interessam ao urologista e ao fisioterapeuta pélvico: o fluxo  máximo, a curva de fluxo e o resíduo pós-miccional. 1. O menor valor aceitável em relação ao fluxo máximo é 12 ml/s, valores menores do que esse sugerem disfunção miccional. 2. A curva de fluxo normal tem um formato de sino, curvas que fogem desse formato sugerem disfunções. Abaixo estão imagens das curvas alteradas e sua relação com as disfunções (a amplitude nas curvas foi com a interação de deixar a compreensão da morfologia mais didática, nos exames essas curvas são apresentadas com amplit