Pular para o conteúdo principal

Dicas de saúde para prevenção de disfunções no assoalho pélvico - especialmente para você mulher

Para prevenir as disfunções do assoalho pélvico é necessário conhecê-las  e saber de suas repercussões na saúde e qualidade de vida. No post "Um pouco da fisioterapia na saúde da mulher e do homem" já conversamos um pouco sobre elas.  Se você ainda não leu vale a pena ficar por dentro!


Mas o fato é que prevenir disfunção nesses músculos depende de mantê-los saudáveis e íntegros, evitando lesões por estresse e fortalecendo-os. Sempre que há um aumento da pressão intra-abdominal (ao tossir, espirrar, levantar peso, evacuar, praticar jump, corrida) o assoalho pélvico é empurrado para baixo (sofre estresse) e se não estiver preparado para esses momentos tão corriqueiros poderá sofrer repetitivas micro lesões até o surgimento de uma disfunção.


As mulheres, pela própria anatomia, questões hormonais e gestação estão mais suscetíveis a terem alguma disfunção no assoalho pélvico, por isso o cuidado deve ser triplicado. Comece revendo seus hábitos e corrigindo-os se necessário de acordos com as dicas abaixo:

  1. Conheça seu assoalho pélvico, pode começar olhando-se no espelho e identificando as estruturas da sua região genital e faça isso com frequência, assim quando surgir qualquer alteração saberá identificá-la rapidamente e procurar ajuda especializada.  Se tiver dificuldade procure auxílio profissional para ajudá-la a conhecer seu assoalho.
  2. Crie o hábito de contrair o períneo nas atividades que aumentem a pressão intra-abdominal.
  3. Treine os músculos do assoalho pélvico: o treinamento inclui não apenas o fortalecimento, mas uma boa conscientização e propriocepção perineal para um adequado relaxamento quando necessário. Procure um fisioterapeuta e aprenda a treinar os músculos perineias.
  4. Pare de fumar: a tosse crônica associada ao fumo gera uma sobrecarga de pressão no assoalho pélvico. 
  5. Evite constipação (prisão de ventre): a força excessiva para evacuar gera estresse desnecessário nos músculos pélvicos, enfraquecendo essa região. Consumir mais fibras e líquidos além de se posicionar adequadamente no vaso sanitário pode ajudar.
  6. Posicione-se corretamente no vaso sanitário para evacuar e urinar, a anatomia feminina não permite que micções e evacuações sejam realizadas em pé sem futuras alterações nas funções urinárias e intestinais.
posicionamento correto para evacuar: sentada no vaso sanitário, com pernas afastadas, pés sobre um apoio de 10 a 15 cm de altura, cotovelos apoiados na coxas, próximos aos joelhos, e o tronco inclinado para frente, como ilustrado abaixo.



Postura correta para urinar: assuma a mesma postura da figura acima sem o apoio para os pés.

O estilo de vida acelerado e a impossibilidade de um local devidamente higienizado e tranquilo levam algumas mulheres a assumirem a posição em pé para urinar e evacuar, pertubando as funções fisiológicas. A solução é ter sempre na bolsa  protetores de assentos e higienizadores  (como o álcool 70%).



Referência Bibliográfica: MORENO, A. L. Fisioterapia em Uroginecologia. 2ª Edição. São Paulo: Manole, 2009.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que é ânus imperfurado?

O ânus imperfurado é uma malformação congênita relativamente comum (incidência de 1:1500- 1:5000 nascidos-vivos). É decorrente da interrupção ou anormalidades no desenvolvimento embriológico do ânus, reto e trato urogenital. O seu diagnóstico no período pré-natal é raro e o percentual de óbito elevado. E é comum que a criança que nasce com ânus imperfurado apresente alguma anomalia adicional como anomalias vertebrais e atresia anal. Aquelas que sobrevivem a malformação devem ser submetidas a cirurgia de reconstrução anorretal após os 6 meses de idade.  Antes da cirurgia de reconstrução anorretal é realizado colostomia (abertura cirúrgica na região abdominal que conecta o intestino grosso com o meio externo para a eliminação das fezes). A colostomia será fechada quando a cirurgia de reconstrução anorretal for realizada e devidamente cicatrizada. As consequências mais prevalentes após a cirurgia de correção são incontinência fecal e constipação. O tratamento é geralmente lon

O que é Biofeedback Eletromiográfico?

O Biofeedback eletromiográfico é um recurso que utiliza a eletromiografia de superfície para dar ao paciente um “retorno” sobre a atividade do músculo que está sendo avaliado. A eletromiografia de superfície é uma técnica não invasiva utilizada para medir a atividade elétrica do músculo em repouso ou durante uma contração muscular. Para isso, conecta-se eletrodos na musculatura que se deseja capturar a atividade elétrica, um amplificador processará o sinal elétrico, e um decodificador permitirá a visualização gráfica e/ou audição. Essa visualização gráfica possibilita ao paciente entender melhor como o músculo avaliado está se comportando, melhorando inclusive a consciência da região avaliada. Os objetivos da técnica são determinar os níveis de controle muscular, a velocidade da resposta muscular, o grau de ativação de músculos acessórios, a resistência (endurance), a estabilidade basal e nível de tensão. No períneo, utiliza-se eletrodos autoadesivos na região de introito va

Urofluxometria

Urofluxometria é um exame que avalia se há algo errado com a fase de esvaziamento vesical. Para que isso seja possível, o paciente precisará urinar no mínimo 150 ml, após perceber a bexiga confortavelmente cheia. Essa micção é realizada em um simulador de vaso sanitário acoplado em um urofluxômetro (espécie de balança que gerará um gráfico a partir da pressão hidrostática da urina coleta em um frasco). Três dados interessam ao urologista e ao fisioterapeuta pélvico: o fluxo  máximo, a curva de fluxo e o resíduo pós-miccional. 1. O menor valor aceitável em relação ao fluxo máximo é 12 ml/s, valores menores do que esse sugerem disfunção miccional. 2. A curva de fluxo normal tem um formato de sino, curvas que fogem desse formato sugerem disfunções. Abaixo estão imagens das curvas alteradas e sua relação com as disfunções (a amplitude nas curvas foi com a interação de deixar a compreensão da morfologia mais didática, nos exames essas curvas são apresentadas com amplit