Pular para o conteúdo principal

Intestino preso? Dicas de ouro para melhorar o funcionamento intestinal


Você sofre com intestino preso? Separei dicas de ouro para melhorar o funcionamento do seu intestino.
Esse problema afeta adultos e crianças. Também é conhecido por constipação ou obstipação intestinal,  é caracterizado pela presença de dois ou mais dos seguintes achados:
  • Esforço para evacuar;
  • Fezes muito duras ou em pedaços pequenos;
  • Sensação de evacuação incompleta;
  • Sensação de obstrução anorretal;
  • Necessidade de comprimir abdômen 
  • Necessidade de ajudar a evacuação com os dedos.
  • Menos de três evacuações por semana.

O que fazer para melhorar o funcionamento intestinal?

➤ Beba água! Uma boa ingesta de água garante um bolo fecal mais macio e facilita seu deslocamento pelo trato intestinal. O ideal é pelo menos 35 ml/kg. 
➤ Insira alimentos laxativos em todas as refeições: mamão, ameixa, laranja, alface, couve, rúcula, abobrinha, aveia, lentilha, quinoa, linhaça. Considere consultar-se com um nutricionista para ajustar sua dieta. 

➤ Posicione-se corretamente no vaso sanitário, isso propiciará o relaxamento do músculo que envolve o reto (puborretal), favorecendo a eliminação das fezes.



➤ Estabeleça um horário para evacuar, assim seu intestino cria um ritmo. Após as refeições, cerca de 10 minutos, o reflexo gastrocólico favorece a evacuação. 

➤ Se você tem dificuldade de usar banheiros públicos, escolha um horário que costuma estar em casa. 

➤ Não adie a evacuação diante do desejo. Se precisar carregue protetor de assento e álcool 70% para higienizar o assento de banheiro público.

➤ Pratique exercício físico. Se é uma pessoa sedentária experimente os benefícios de algumas contrações abdominais 30 minutos antes das refeições. 

➤ Separe 10 minutos para ficar sentado no vaso sanitário ainda que não tenha desejo de evacuar. Tentar fazer esse treino atrasado para o trabalho ou outro compromisso não vai funcionar. 

➤ Ao sentar no vaso sanitário procure concentrar-se no processo e relaxar os músculos do pavimento pélvico. 

➤ Não aconselho que leve celular, revistas ou livros porque eles serão distrações. Lembre-se, você está fazendo um treinamento intestinal.


Experimente colocar essas dicas em prática por pelo menos uma semana para notar os benefícios! Caso o problema persista, considere agendar uma consulta médica.

Caso perceba dificuldade de relaxar os músculos do assoalho pélvico, agende uma consulta com fisioterapeuta pélvico.


Abraços,

Thais Cristine

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urofluxometria

Urofluxometria é um exame que avalia se há algo errado com a fase de esvaziamento vesical. Para que isso seja possível, o paciente precisará urinar no mínimo 150 ml, após perceber a bexiga confortavelmente cheia. Essa micção é realizada em um simulador de vaso sanitário acoplado em um urofluxômetro (espécie de balança que gerará um gráfico a partir da pressão hidrostática da urina coleta em um frasco). Três dados interessam ao urologista e ao fisioterapeuta pélvico: o fluxo  máximo, a curva de fluxo e o resíduo pós-miccional. 1. O menor valor aceitável em relação ao fluxo máximo é 12 ml/s, valores menores do que esse sugerem disfunção miccional. 2. A curva de fluxo normal tem um formato de sino, curvas que fogem desse formato sugerem disfunções. Abaixo estão imagens das curvas alteradas e sua relação com as disfunções (a amplitude nas curvas foi com a interação de deixar a compreensão da morfologia mais didática, nos exames essas curvas são apresentadas com am...

Conhecendo o assoalho pélvico

Você sabe o que é assoalho pélvico? Não é um termo comum, logo pouco familiar para a maioria das pessoas, exceto para os profissionais da saúde. Contudo, vale a pena conhecer essa região frente a sua importância no que diz respeito ao controle urinário e fecal, à sustentação dos órgãos abdominopélvicos, e à sexualidade humana.  O assoalho pélvico recebe esse nome por se localizar na pelve, parte inferior do tronco entre a coluna vertebral e os membros inferiores, como ilustra a imagem abaixo. O assoalho pélvico trata-se de um conjunto de tecidos (músculos, ligamentos e fáscias) que compõem a parte inferior da pelve. E nele se localiza o períneo, que ao contrário do que se acredita, está presente tanto nos homens quanto nas mulheres. O períneo é a área em forma de losango delimitada de azul na imagem abaixo. Alguns profissionais ainda usam o termo para se referirem a uma região mais específica:  entre o intróito vaginal e o ânus, nas mulheres; ent...

O que é Biofeedback Eletromiográfico?

O Biofeedback eletromiográfico é um recurso que utiliza a eletromiografia de superfície para dar ao paciente um “retorno” sobre a atividade do músculo que está sendo avaliado. A eletromiografia de superfície é uma técnica não invasiva utilizada para medir a atividade elétrica do músculo em repouso ou durante uma contração muscular. Para isso, conecta-se eletrodos na musculatura que se deseja capturar a atividade elétrica, um amplificador processará o sinal elétrico, e um decodificador permitirá a visualização gráfica e/ou audição. Essa visualização gráfica possibilita ao paciente entender melhor como o músculo avaliado está se comportando, melhorando inclusive a consciência da região avaliada. Os objetivos da técnica são determinar os níveis de controle muscular, a velocidade da resposta muscular, o grau de ativação de músculos acessórios, a resistência (endurance), a estabilidade basal e nível de tensão. No períneo, utiliza-se eletrodos autoadesivos na região de introito va...