Pular para o conteúdo principal

Quando se preocupar com o crescimento da próstata

A próstata é um órgão exclusivamente masculino, localizado na saída da bexiga e que envolve o canal da uretra (canal de eliminação da urina). Na idade adulta a próstata tem um peso aproximado de 20 g, e por volta dos 35 anos de idade esse órgão pode começar a crescer. O crescimento não implica o aparecimento de sintomas, muito menos a necessidade de tratamento. Se não há presença de infecção, inflamação, células cancerígenas, ou distúrbios urinários, não há com que se preocupar.



Entretanto, o crescimento prostático pode estar relacionado a presença de tumor. Esse tumor pode ser benigno e recebe o nome de Hiperplasia Benigna da Próstata, ou maligno que recebe o nome de Adenocarcinoma da próstata (Câncer de próstata).



Hiperplasia Benigna da Próstata

É comum homens na faixa etária de 45-50 anos de idade apresentarem um crescimento da próstata. Em alguns o crescimento é mais considerável que em outros, bem como alguns apresentam sintomas urinários associados a esse crescimento e outros não. A intensidade dos sintomas não tem relação apenas com o tamanho da próstata, mas também com seu tônus e com distorções de função da bexiga. Isso significa que nem sempre uma próstata crescida causará sintomas.

Os sintomas urinários podem acorrer devido a uma obstrução que a próstata crescida oferece no canal da uretra: necessidade de esforço para urinar, jato fraco e interrompido, esvaziamento incompleto da bexiga. Ou, os sintomas podem ser irritativos como: urgência para urinar, polaciúria (aumento da quantidade de vezes que se urina por dia), noctúria (aumento da frequência urinária noturna), capacidade vesical reduzida (a bexiga não armazena quantidade suficiente de urina), incontinência urinária (perda de urina).

O tratamento dependerá da avaliação de um urologista e de um fisioterapeuta especialista em saúde do homem.

Adenocarcinoma da próstata (Câncer de próstata)

Acomete principalmente homens acima de 50 anos, na maioria dos casos o tumor tem evolução lenta. Em sua fase inicial não apresenta sintomas, ou quando apresenta são semelhantes ao da hiperplasia benigna da prostáta. Na fase avançada da doença pode ser caracterizada pelo surgimento de dor óssea, sintomas urinários, e em casos graves, infecções generalizadas ou insuficiência renal.

O diagnóstico é feito pelo urologista através do exame clínico (toque retal) e dosagem do antígeno prostático específico (PSA). Esses podem sugerir o câncer, sendo indicado a ultra-sonografia pélvica ou ultra-sonografia prostática transretal.

O tratamento do câncer de próstata dependerá do estagiamento clínico e podem implicar em cirurgia, radioterapia, hormonioterapia.

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, com pouco gordura, principalmente animal, ingesta moderada de álcool podem ajudar a diminuir o risco de câncer.



Referências bibliográficas:

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER (INCA). Câncer de Próstata. Disponível em: http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=339 . Acesso em: 21 de ago de 2011.

CRIPPA, A. et al. Hiperplasia benigna da próstata. Disponível em: <http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?id_materia=4241&fase=imprime> . Acesso em: 21 de ago de 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é ânus imperfurado?

O ânus imperfurado é uma malformação congênita relativamente comum (incidência de 1:1500- 1:5000 nascidos-vivos). É decorrente da interrupção ou anormalidades no desenvolvimento embriológico do ânus, reto e trato urogenital. O seu diagnóstico no período pré-natal é raro e o percentual de óbito elevado. E é comum que a criança que nasce com ânus imperfurado apresente alguma anomalia adicional como anomalias vertebrais e atresia anal. Aquelas que sobrevivem a malformação devem ser submetidas a cirurgia de reconstrução anorretal após os 6 meses de idade.  Antes da cirurgia de reconstrução anorretal é realizado colostomia (abertura cirúrgica na região abdominal que conecta o intestino grosso com o meio externo para a eliminação das fezes). A colostomia será fechada quando a cirurgia de reconstrução anorretal for realizada e devidamente cicatrizada. As consequências mais prevalentes após a cirurgia de correção são incontinência fecal e constipação. O tratamento é geralmente lon

O que é Biofeedback Eletromiográfico?

O Biofeedback eletromiográfico é um recurso que utiliza a eletromiografia de superfície para dar ao paciente um “retorno” sobre a atividade do músculo que está sendo avaliado. A eletromiografia de superfície é uma técnica não invasiva utilizada para medir a atividade elétrica do músculo em repouso ou durante uma contração muscular. Para isso, conecta-se eletrodos na musculatura que se deseja capturar a atividade elétrica, um amplificador processará o sinal elétrico, e um decodificador permitirá a visualização gráfica e/ou audição. Essa visualização gráfica possibilita ao paciente entender melhor como o músculo avaliado está se comportando, melhorando inclusive a consciência da região avaliada. Os objetivos da técnica são determinar os níveis de controle muscular, a velocidade da resposta muscular, o grau de ativação de músculos acessórios, a resistência (endurance), a estabilidade basal e nível de tensão. No períneo, utiliza-se eletrodos autoadesivos na região de introito va

Cistometria

A cistometria é a avaliação da fase de enchimento vesical (da bexiga). É uma das fases do exame conhecido como Estudo Urodinâmico ou Urodinâmica. Essa fase vem após a urofluxometria (conversamos sobre ela na semana passada). Após a medição do resíduo pós-miccional, é infundido soro fisiológico em um cateter uretral, enquanto um outro cateter está ligado a um transdutor de registro de pressão ve sical.  Um cateter retal se liga a um transdutor de pressão abdominal. Através da fórmula “Pressão vesical = Pressão abdominal + Pressão detrusora” é possível identificar a pressão detrusora.  O aumento de pressão detrusora corresponde a contração do detrusor (músculo da bexiga), o que não deve acorrer na fase de enchimento. Esse achado é conhecido por contração involuntária do detrusor.  Esse diagnóstico está diretamente relacionado ao sintoma de urgência miccional (vontade forte, imperiosa é inadiável de fazer xixi), urge-incontinência, aumento da frequência micci