segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O que é ânus imperfurado?

O ânus imperfurado é uma malformação congênita relativamente comum (incidência de 1:1500- 1:5000 nascidos-vivos). É decorrente da interrupção ou anormalidades no desenvolvimento embriológico do ânus, reto e trato urogenital.

O seu diagnóstico no período pré-natal é raro e o percentual de óbito elevado. E é comum que a criança que nasce com ânus imperfurado apresente alguma anomalia adicional como anomalias vertebrais e atresia anal. Aquelas que sobrevivem a malformação devem ser submetidas a cirurgia de reconstrução anorretal após os 6 meses de idade. 

Antes da cirurgia de reconstrução anorretal é realizado colostomia (abertura cirúrgica na região abdominal que conecta o intestino grosso com o meio externo para a eliminação das fezes). A colostomia será fechada quando a cirurgia de reconstrução anorretal for realizada e devidamente cicatrizada.

As consequências mais prevalentes após a cirurgia de correção são incontinência fecal e constipação. O tratamento é geralmente longo e carece de uma equipe multiprofissional devido a complexidade do caso.

O fisioterapeuta é um dos profissionais que deve compor a equipe de reabilitação do paciente que foi submetido a cirurgia de correção de ânus imperfurado, visando trabalhar a cicatriz cirúrgica; promover um treinamento dos músculos do assoalho pélvico, especialmente o músculo elevador do ânus;  auxiliar na adequação do funcionamento vesical e intestinal.

3 comentários:

  1. Oi Thais, moro em Ipatinga, Minas Gerais e não encontrei um profissional como vc por aqui, tenho um filho que nasceu com anus imperfurado e hoje ele está com 3 anos e apos as cirurgias ficou com incontinência fecal e constipação, gostaria muito de saber com qual idade ele poderia fazer assa fisioterapia.

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa, o ideal é começar o quanto antes, desde que a criança consiga responder as nossas orientações e solicitações. Com 3 anos algumas crianças já conseguem participar ativamente do tratamento, outras só conseguem mais tarde quando ficam mais maduras. O fisioterapeuta deverá avaliá-la para te dar uma posição em relação a isso. Você já procurou conversar sobre o assunto com algum fisioterapeuta da sua cidade? Realmente não são muitos os fisioterapeutas que se especializam em disfunções do assoalho pélvico/incontinência fecal mais creio que consiga encontrar em Ipatinga sim. Se eu puder te ajudar estou a disposição.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Hola Thais, eu moro no Paraguay, meu filho também nasceu com anus imperfurado e nós estamos sofrendo muito porque ele já está com 09 anos e usa fralda ainda. Eu já tentei de várias maneiras,e venho tentando a vários anos sem sucesso, ele tentava ir no banheiro normal mas sem sucesso, ele fica um pouco de cueca mais tem escapes... faz coco meio sem sentir.

    ResponderExcluir