Pular para o conteúdo principal

O que é ânus imperfurado?

O ânus imperfurado é uma malformação congênita relativamente comum (incidência de 1:1500- 1:5000 nascidos-vivos). É decorrente da interrupção ou anormalidades no desenvolvimento embriológico do ânus, reto e trato urogenital.

O seu diagnóstico no período pré-natal é raro e o percentual de óbito elevado. E é comum que a criança que nasce com ânus imperfurado apresente alguma anomalia adicional como anomalias vertebrais e atresia anal. Aquelas que sobrevivem a malformação devem ser submetidas a cirurgia de reconstrução anorretal após os 6 meses de idade. 

Antes da cirurgia de reconstrução anorretal é realizado colostomia (abertura cirúrgica na região abdominal que conecta o intestino grosso com o meio externo para a eliminação das fezes). A colostomia será fechada quando a cirurgia de reconstrução anorretal for realizada e devidamente cicatrizada.

As consequências mais prevalentes após a cirurgia de correção são incontinência fecal e constipação. O tratamento é geralmente longo e carece de uma equipe multiprofissional devido a complexidade do caso.

O fisioterapeuta é um dos profissionais que deve compor a equipe de reabilitação do paciente que foi submetido a cirurgia de correção de ânus imperfurado, visando trabalhar a cicatriz cirúrgica; promover um treinamento dos músculos do assoalho pélvico, especialmente o músculo elevador do ânus;  auxiliar na adequação do funcionamento vesical e intestinal.

Comentários

  1. Oi Thais, moro em Ipatinga, Minas Gerais e não encontrei um profissional como vc por aqui, tenho um filho que nasceu com anus imperfurado e hoje ele está com 3 anos e apos as cirurgias ficou com incontinência fecal e constipação, gostaria muito de saber com qual idade ele poderia fazer assa fisioterapia.

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa, o ideal é começar o quanto antes, desde que a criança consiga responder as nossas orientações e solicitações. Com 3 anos algumas crianças já conseguem participar ativamente do tratamento, outras só conseguem mais tarde quando ficam mais maduras. O fisioterapeuta deverá avaliá-la para te dar uma posição em relação a isso. Você já procurou conversar sobre o assunto com algum fisioterapeuta da sua cidade? Realmente não são muitos os fisioterapeutas que se especializam em disfunções do assoalho pélvico/incontinência fecal mais creio que consiga encontrar em Ipatinga sim. Se eu puder te ajudar estou a disposição.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Hola Thais, eu moro no Paraguay, meu filho também nasceu com anus imperfurado e nós estamos sofrendo muito porque ele já está com 09 anos e usa fralda ainda. Eu já tentei de várias maneiras,e venho tentando a vários anos sem sucesso, ele tentava ir no banheiro normal mas sem sucesso, ele fica um pouco de cueca mais tem escapes... faz coco meio sem sentir.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Biofeedback Eletromiográfico?

O Biofeedback eletromiográfico é um recurso que utiliza a eletromiografia de superfície para dar ao paciente um “retorno” sobre a atividade do músculo que está sendo avaliado. A eletromiografia de superfície é uma técnica não invasiva utilizada para medir a atividade elétrica do músculo em repouso ou durante uma contração muscular. Para isso, conecta-se eletrodos na musculatura que se deseja capturar a atividade elétrica, um amplificador processará o sinal elétrico, e um decodificador permitirá a visualização gráfica e/ou audição. Essa visualização gráfica possibilita ao paciente entender melhor como o músculo avaliado está se comportando, melhorando inclusive a consciência da região avaliada. Os objetivos da técnica são determinar os níveis de controle muscular, a velocidade da resposta muscular, o grau de ativação de músculos acessórios, a resistência (endurance), a estabilidade basal e nível de tensão. No períneo, utiliza-se eletrodos autoadesivos na região de introito va

Urofluxometria

Urofluxometria é um exame que avalia se há algo errado com a fase de esvaziamento vesical. Para que isso seja possível, o paciente precisará urinar no mínimo 150 ml, após perceber a bexiga confortavelmente cheia. Essa micção é realizada em um simulador de vaso sanitário acoplado em um urofluxômetro (espécie de balança que gerará um gráfico a partir da pressão hidrostática da urina coleta em um frasco). Três dados interessam ao urologista e ao fisioterapeuta pélvico: o fluxo  máximo, a curva de fluxo e o resíduo pós-miccional. 1. O menor valor aceitável em relação ao fluxo máximo é 12 ml/s, valores menores do que esse sugerem disfunção miccional. 2. A curva de fluxo normal tem um formato de sino, curvas que fogem desse formato sugerem disfunções. Abaixo estão imagens das curvas alteradas e sua relação com as disfunções (a amplitude nas curvas foi com a interação de deixar a compreensão da morfologia mais didática, nos exames essas curvas são apresentadas com amplit